quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Unidade Escolar; Escola Mun. Profª Maria do Socorro C. Silva Data: 17/09/2010

Estrutura Curricular: Ensino Fundamental séries finais
Cursista; Lusia Farias de Sousa, Maria de Fátima Alves Braúna Cabral e Sebastiana Salva Ferreira Araújo

Componente Curricular: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais, Artes, Educação Religiosa


Tema: Produção, Interpretação, Leitura tendo como objetivo incentivar o hábito pela leitura, tendo em vista a necessidade que as crianças apresentam, além de contribuir para desenvolver o pensamento, a curiosidade, a criatividade e o raciocínio lógico e crítico do aluno.

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com essa aula?

Os educados aprenderão ler textos com êxito, produzir com clareza e objetividade, Interpreta e fazer pesquisas buscando conhecimento e colocando em prática as idéias que surgirem durante todo o desenvolver do projeto.
Confeccionar e ilustrar um pequeno livro com todas as Trovas Trovinhas referente à História do Município, o meio ambiente, clima da região e conscientizar cultura religiosas locais pesquisadas e até mesmo criadas pelos alunos.

Duração das atividades: junho a novembro de 2010.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Noções de leitura, produção, interpretação, criação de desenho etc.

Estratégia e recurso da aula:
O Projeto Trova e trovinhas acontecem semanalmente com os professores do 1° ao 5° ano e Educação Infantil.

As tecnologias acontecem através de um cronograma, onde digitam textos, e utilizam outros programas no âmbito do projeto.
Percebemos que a equipe escolar participa ativamente desse processo ensino aprendizagem, de forma contínua, como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento das aulas regulares; e de forma paralela, ao longo do ano letivo. E em horários oposto, as aulas vão acontecendo gradativamente.

Os conteúdos trabalhados são:

Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação História, Geografia, Ciências Naturais, Artes e Educação Religiosa.

Recursos complementares:

 Materiais didáticos. ( cadernos, livros, giz, quadro).

 Material humano. ( monitores/alunos).

 Tecnologia ( programas word, excel, paint e outros

 Internet

 Data show

 Caixa de som, microfone

 Aparelho de som


Avaliação:


Será diária e continua incentivando os alunos como um todo, pois, durante o desenvolvimento do projeto, serão observadas as muitas tentativas de leitura e escrita, contemplando à diversidade dos educando para estimular a aprendizagem valorizando suas produções e serão organizados momentos coletivos de apreciação.
Também serão realizadas situações de reflexão coletiva sobre os cuidados com material escolar e até mesmo a higiene pessoal. Espera-se que todas as atividades propostas possam ser realizadas com satisfação.



Unidade 4 atividade 3 Conceito de Curriculo

Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 3 – Conceito de currículo e o processo de integração de Tecnologia ao Currículo.
Cursista: Lusia Farias de Sousa
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: B
Data: 20/09/2010
Unidade Escolar: Escola Mul. Profª. Maria do Socorro C. Silva
É no currículo que estão constadas as habilidades e competências mínimas a serem desenvolvidas na aprendizagem dos alunos. O currículo também pode ser considerado um projeto que propõe um plano de ação adequado para a efetivação dos objetivos. Pelo fato do currículo especificar o que deve ser ensinado e quando, também pode ser considerado um norte para a aprendizagem.
As tecnologias contribuem com o currículo quando são utilizadas para elaborar e executar aulas na prática pedagógica, no momento que são desenvolvidos projetos objetivando uma melhor aprendizagem. As aulas desenvolvidas no Laboratório de Informática despertam um maior interesse em aprender por parte dos alunos, pois além de oferecerem inúmeras informações e possibilidades de pesquisa, leva-os a interagir e trocar de experiências o que facilita o aprendizado. As aulas realizadas por meio de projetos podem ser interdisciplinares, o que favorece uma gama de interação entre conhecimentos, melhorando a assimilação e aprendizagem do conteúdo proposto.
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando.
As tecnologias podem ser inseridas ao currículo na execução de aulas através de projetos, onde o aluno ficará diante do desafio do século XXI. A escola deve proporcionar aos alunos aulas através de projetos voltados para atender a realidade do aluno utilizando os recursos no Laboratório de Informática, onde o aluno estará em contato com o computador, aprimorando seus conhecimentos, e se preparando para atender as necessidades do mundo atual.

Unidade 4 atividade 2B - Projeto reelaborado

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Unidade IV: CURRICULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Cursistas: Maria de Fátima Alves Brauna Cabral, Lusia Farias de Sousa e Sebastiana Salva Ferreira Araújo.
Unidade Escolar: Escola Municipal Prof. Maria do Socorro Coelho Silva

Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Infantil
Componente Curricular: Língua Portuguesa Historia, Geografia, Ciências Naturais, Artes e Educação Religiosa.

O que o aluno poderá aprender com estas aulas?
- Ler textos com êxito;
-Produzir e interpretar com objetividade;
- Conhecer e utilizar as funcionalidades das ferramentas dos recursos disponíveis na internet
- Apresentar as formas de conhecimentos, através do uso adequado das tecnologias da informação e da educação.

Duração das Atividades:
Em andamento: 24 de agosto de 2010: 12 aulas previstas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelas professoras:
Leitura, produção artística e oral;
Analisar se os alunos conhecem os recursos disponibilizados para realização das aulas, computador, internet, data show e pendrive.

Estratégias e Recursos das Aulas:
As atividades serão desenvolvidas na sala de aula, pois ainda não temos laboratório de informática, serão utilizados: computador, internet, data show, pendrive, caixa de som microfone e câmera digital.

1 Etapa:
No primeiro momento os alunos farão as primeiras atividades de leitura com o uso do data show, realizarão atividades de produção artística.
2- Etapa:
O segundo momento os alunos irão expor suas produções artísticas em forma de slides com uso do projetor e mídia.
3- Etapa:
O terceiro momento os alunos irão apresentar as trovas , trovinhas e suas produções em forma de um livro, que será exposto na culminância do projeto.

Recursos Complementares:
-
-
-

Avaliação:
Será observadas as tentativas de leitura e escrita, contemplando a diversidade dos alunos para estimular a aprendizagem, valorizando suas produções e será organizados momentos de apreciação.

Unidade 4 atividade 2A Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.


Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 2: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
Cursista: Lusia Farias de Sousa
Unidade Escolar: Esc. Mul. Profª. Maria do Socorro C. Silva
Tutora: Deusiram Barros de Sousa
Data: 20/09/20

Projetos de Trabalho em sala de aula com a integração de Tecnologias ao Currículo

Trabalhar com projetos oportuniza tanto o professor quanto ao aluno de construir seu próprio conhecimento
O desenvolvimento de Projetos em sala de aula com a Integração de tecnologias ao Currículo propiciou ao aluno colocar em pratica as informações desejadas utilizando o computador, retirando o mito do medo da maquina através do seu manuseio.
Acredito que com o uso das tecnologias no desenvolvimento dos projetos foi possível melhorar os conceitos de currículos possibilitando aos alunos ampliarem seus conhecimentos como também a integração das disciplinas com a vivencia da realidade, despertando um conhecimento de mundo de forma prazerosa. O uso dos recursos tecnológicos despertam maior interesse as aulas contribuindo assim no processo ensino aprendizagem permitindo maior interação com os colegas e atendendo suas necessidades reforçando assim o entendimento do conteúdo,sendo que os mesmos se sentem estimulados a expressar suas idéias com naturalidade.
Durante as aulas com o projeto Trovas e Trovinhas foram utilizadas recursos tecnológicos como: computador, internet, data show, vídeos, esses recursos foram de grande valia dando margem de conhecimento e criatividade para professor como também despertaram o interesse dos alunos às aulas e contribuindo com um ensino de qualidade





Unidade 4 atividade 1 PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 1: PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS
Cursista: Lusia Farias de Sousa
Unidade Escolar: Esc. Mul. Professora Maria do Socorro C. Silva
TUTORA: DEUSIRAM DE SOUSA BARROS SILVA

DATA: 30/08/2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS


Atualmente a Educação está se voltando para uma pedagogia inovadora, transformadora, na qual o profissional da Educação tem que estar sempre atualizado, buscando inovar, aprender mais, sendo assim, os recursos tecnológicos vêem de encontro as expectativas destes profissionais. Percebe-se que os educadores do séc XXI estão mais bem preparados para desempenhar suas atividades curriculares, o que não acontecia com o mesmo profissional do séc. passado. Em relação a atuação do docente as políticas educacionais tem que ser direcionadas para a prática pedagógica e a qualidade da aprendizagem, mas há muito o que mudar no atual contexto
Os recursos tecnológicos vêem de encontro às expectativas destes profissionais. Percebe-se que os professores estão buscando evoluir-se a cada dia para atender as exigências do mercado de trabalho com eficácia, pois esses profissionais do passado não tinham conhecimento desses recursos digitais, não eram orientado e nem capacitados. Em relação a atuação do professor as políticas educacionais tem que ser conforme a prática escolar com a finalidade de melhorar a aprendizagem do aluno.
Os computadores são ferramentas fundamentais, que se utilizados com sabedoria engrandece qualquer trabalho pedagógicos. A Internet é uma grande aliada, pois, facilita e moderniza a prática educativa.