quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Unidade Escolar; Escola Mun. Profª Maria do Socorro C. Silva Data: 17/09/2010

Estrutura Curricular: Ensino Fundamental séries finais
Cursista; Lusia Farias de Sousa, Maria de Fátima Alves Braúna Cabral e Sebastiana Salva Ferreira Araújo

Componente Curricular: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais, Artes, Educação Religiosa


Tema: Produção, Interpretação, Leitura tendo como objetivo incentivar o hábito pela leitura, tendo em vista a necessidade que as crianças apresentam, além de contribuir para desenvolver o pensamento, a curiosidade, a criatividade e o raciocínio lógico e crítico do aluno.

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com essa aula?

Os educados aprenderão ler textos com êxito, produzir com clareza e objetividade, Interpreta e fazer pesquisas buscando conhecimento e colocando em prática as idéias que surgirem durante todo o desenvolver do projeto.
Confeccionar e ilustrar um pequeno livro com todas as Trovas Trovinhas referente à História do Município, o meio ambiente, clima da região e conscientizar cultura religiosas locais pesquisadas e até mesmo criadas pelos alunos.

Duração das atividades: junho a novembro de 2010.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Noções de leitura, produção, interpretação, criação de desenho etc.

Estratégia e recurso da aula:
O Projeto Trova e trovinhas acontecem semanalmente com os professores do 1° ao 5° ano e Educação Infantil.

As tecnologias acontecem através de um cronograma, onde digitam textos, e utilizam outros programas no âmbito do projeto.
Percebemos que a equipe escolar participa ativamente desse processo ensino aprendizagem, de forma contínua, como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento das aulas regulares; e de forma paralela, ao longo do ano letivo. E em horários oposto, as aulas vão acontecendo gradativamente.

Os conteúdos trabalhados são:

Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação História, Geografia, Ciências Naturais, Artes e Educação Religiosa.

Recursos complementares:

 Materiais didáticos. ( cadernos, livros, giz, quadro).

 Material humano. ( monitores/alunos).

 Tecnologia ( programas word, excel, paint e outros

 Internet

 Data show

 Caixa de som, microfone

 Aparelho de som


Avaliação:


Será diária e continua incentivando os alunos como um todo, pois, durante o desenvolvimento do projeto, serão observadas as muitas tentativas de leitura e escrita, contemplando à diversidade dos educando para estimular a aprendizagem valorizando suas produções e serão organizados momentos coletivos de apreciação.
Também serão realizadas situações de reflexão coletiva sobre os cuidados com material escolar e até mesmo a higiene pessoal. Espera-se que todas as atividades propostas possam ser realizadas com satisfação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário